segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Razão X Emoção

Penso que se não tentarmos não alcançamos os nossos objetivos. Todos já passaram ou vão passar pela parte da vida em que se tem que escolher entre a razão e a emoção. Não se deve optar sempre pelo mesmo caminho se deve pensar e avaliar de acordo com a situação. Quem escolhe a razão está se preservando de algumas coisas que não são exatamente necessárias para a sua vida, porem o que é necessário para uma pode não ser para outro. Aquele que opta em certas situações pela emoção está optando por se divertir e se descontrair.
Por ai dizem que o ” meio termo é o lugar mais tedioso do mundo”, não concordo com a afirmação pois o meio termo é o lugar mais seguro e confortável, mas isso também depende de cada um.
Considero que agir movido pela emoção é a coisa mais imprudente que se pode fazer, pois nessa opção não se analisam as conseqüências, mas a sensação de liberdade e a felicidade que invade o ser são tão indescritíveis e satisfatórias que fazem com que as conseqüências de um ato imprudente sejam insignificantes. Decidir pela razão é uma forma de se preservar e de ouvir a sua intuição.
Muitas vezes relacionamos a emoção ao coração e a razão a mente porem não dá para fechar os olhos juntamente com a mente e ouvir somente o coração mas também não da para trancar o coração e abrir a mente por completo. Devemos manter a mente e o coração sempre bem vigiados e não devemos dar nem uma brecha para que eles se abram por completo. Pois o perigo está em abrir por completo a mente e corre o risco de deixar todas as boas oportunidades passarem por medo de se arriscar, e também está em agir com a emoção se arrepender amargamente depois.
O homem foi criado como um ser racional para poder tomar decisões sabias e bem pensadas. Então na hora de decidir entra a razão e a emoção ( mente ou coração) análise antes a situações e os pontos negativos de cada opção...

Se eu não parasse para analisar a situação antes com certeza ficaria com a emoção. XD

3 comentários:

  1. Adorei o post, muito bom mesmo..
    Sabe, acho que a gente tem que usar um pouquinho de cada, em cada situação.

    Boa sorte no Blorkutando, beeeeeijos.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, soube criar e usar os argumentos perfeitamente, sem sair do assunto principal, razão e emoção!
    .
    aah e tb não acho o meio termo um lugar tedioso, pelo contrário, lá é bem alegre e muito povoado. afinal sempre que alguém se encontra em um dilema cabeludo é em busca do meio termo que ele vai haha, bjinhos, adorei aki.
    boa sorte no Blorkutando! dpois passa lá no dias melhores.

    ResponderExcluir
  3. Li, o post tá lindo! Tem um 'meme' pra você no meu blog, dá uma olhadinha lá. Beijos Mel!

    ResponderExcluir